Blog

Dia Mundial da Saúde – 07 de abril

Dia Mundial da Saúde – 07 de abril


Em 1948, entrou em vigência a publicação da Constituição da Organização Mundial da Saúde que declara que “o gozo do mais alto padrão possível de saúde é um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem distinção de raça, religião, crença política ou condição econômica ou social”. Esse continua sendo o objetivo da OMS, entretanto, atualmente, pelo menos metade da população mundial ainda não conta com o acesso à saúde necessária.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS com o objetivo de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente, comemora-se no dia sete de abril e a cada ano um tema é colocado em pauta.

Em acordo com o tema do Dia Mundial da Saúde de 2018, “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”, cada país deve realizar pelo menos três ações concretas para atingir a meta da Saúde Universal, isso significa garantir o acesso de todas as pessoas, sem qualquer tipo de discriminação, a serviços de saúde básicos e de qualidade, independente da sua condição financeira.

2018 é também o ano da celebração do 40º aniversário da Declaração de Alma-Ata nas Américas, que consiste em uma lista de 10 itens relacionados a atenção primária à saúde. Apesar dos avanços alcançados, as Américas continuam a ser uma das regiões mais desiguais nesse quesito, por isso, o Dia Mundial da Saúde de 2018 também será um momento de apoio a esse ato, de acordo com a OPAS/OMS.

No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de outras datas, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).

Vamos todos celebrar a saúde! Atitudes simples do dia a dia podem tornar a sua vida mais saudável.

-Beba 1,5l de água por dia;
-Coma frutas ao longo do dia, principalmente antes das refeições;
-Reduza a quantidade de sal substituindo-o por ervas aromáticas;
-Pratique exercícios regularmente;
-Inclua no seu cardápio alimentos saudáveis.

Comentários

comentários

Comentários

comentários